Lagoa da Confusão: Wanderlândia

Na divisa entre Arraias e Campos Belos, Tocantins e Goiás, a pequena ponte, o Rio Bezerra quase seco, e a placa enferrujada anunciando a mudança de Estado não fazem justiça à dificuldade que foi inventar aquela nova fronteira. Tampouco à dificuldade que é entendê-la.

Na promulgação da nova Constituição brasileira, em 5 de Outubro de 1988, após mais de 150 anos de pleito pelo desmembramento do Estado de Goiás, o permanente e heterogêneo movimento separatista, que almejava maior desenvolvimento para a região norte do imenso território, foi finalmente atendido com a demarcação do que então se tornaria o Estado do Tocantins.

Quando o movimento autonomista perde sua razão de ser, neste caso, por seu sucesso, para quais manifestações sociais e culturais vai o ímpeto de ver-se identificado com seu território?

Eis aqui uma tentativa de interpretar o lugar e as identidades tocantinenses e responder essa pergunta. Na leitura dessas imagens, é preciso aceitar o paradoxo da fotografia como, ao mesmo tempo, evidência e ilusão. Evidência porque foi o que encontramos no longo percurso que tivemos. Ilusão, porque deixamos outras infinitas interpretações possíveis de fora, e tantos outros caminhos por percorrer.

O Projeto “Lagoa da Confusão: Wanderlândia” explorou em 2015 mais de 4 mil quilômetros por diferentes regiões do Estado do Tocantins para observar a cultura e a identidade de seus moradores um quarto de século após a invenção de uma nova fronteira.

Explore

Foto 1B2
CENTROZonas de Convergência; A Etimologia de um Novo Nome; Prefeitos de Dupla Nacionalidade; Calor no Brasil Central; Claudio Caniggia; Sentinelas; Aventuras e Desventuras na Busca pelo Ideal Urbano.
OESTE
OESTEA Picada do Boi; Jukeboxes; Músicas para Dueto; Comunicações Intraplanetárias; Usos Alternativos para Motocicletas; Leilões Fortuitos.
NORTE
NORTEO Egoismo É a Infelicidade do Homem; Comércios Austeros; Memoriais Abandonados; Fardas Cravadas de Bala; Os Donos da Letra; Vizinhos da Guerrilha.
SUL
SULO Paralelo 13; Aplicações para Pedra Ferro; Apocalipse; A Redenção do Quilombo; Cartões sem Limite; Rugosidades; Heranças Políticas; Os Camaleões do Sul.
LESTE
LESTEAflições do Turismo Hi-Tech; Desertos com Vegetação; Comércios Literais; A Família Ribeiro; On The Road; Referências a Eadweard Muybridge.