
Futebol, Lagoa da Confusão
OESTE
Yi-Fu Tuan, Thought and Landscape: The Eye and the Mind’s Eye
Eis o caso como o caso se deu: uns dizem que entre as décadas de 1930 e 1940 os vaqueiros que trabalhavam nas fazendas da região chegaram pelo topo da serra, de onde a avistaram. Outros, que os descobridores primeiro a observaram de um avião que sobrevoava o local. Todos acabam por concordar, no entanto, que para os pioneiros, fossem eles vaqueiros ou desbravadores em um avião, chegar até a beira da lagoa foi uma tarefa rodeada de idas e vindas, confusão, cerrados densos e pântanos medonhos. Mas, uma vez com o pé na água, ali se estabeleceram.
Sábado, 3 de janeiro de 2015. Da espreguiçadeira na calçada dá para ver o vaivém dos carros pela orla. Nos bares e restaurantes com vista para a água, a música da moda treme a jukebox. A fumaça do espetinho na brasa perfumando o ar e a cerveja aliviando o calor. Bilhar na Raimunda, futebol na areia. Banana Boat. No fim de semana, a vida na Lagoa da Confusão acontece em volta do corpo d’água que dá nome à cidade. E é assim desde o dia em que, seguindo o rastro de uma boiada, os pioneiros finalmente viram a lagoa de perto pela primeira vez.

Moisés Karajá, Lagoa da Confusão


Clube, Lagoa da Confusão

Área de Camping, Lagoa da Confusão

Tobogã do Clube Lagoa da Ilha, Lagoa da Confusão

Rogério da Silva, dono do Clube Lagoa da Ilha, Lagoa da Confusão

José Pereira dos Santos e Deusirene Pereira Rocha em lua de mel, Lagoa da Confusão

Raimunda Rodrigues de Souza no Lagoatur restaurante, Lagoa da Confusão

Airton Adonias Xavier, o Homem Bombril, Lagoa da Confusão
Não nasci pra viver isolada. Aqui todo mundo me conhece, todo mundo me cumprimenta. Se eu saio daqui uma semana, todo mundo sente falta.
Em seu restaurante, o Lagoatur, Raimunda de Souza prepara piranha frita e fala dos sonhos que ainda não realizou. Quando jovem, queria ser uma cantora famosa, mas interrompeu o sonho para se casar. Anos depois, quando bateu o arrependimento, achou que era tarde demais para retomar o desejo juvenil. Não era.
Após o almoço, recostada sobre a mesa de bilhar, Raimunda e Renan Borges – cantor conhecido nos banquinhos da noite lagoaense – fazem um dueto. A música escolhida ficou famosa na voz de outra dupla, Maída e Marcelo. Conta pra mim:
Abra o jogo pra mim, prefiro que seja assim, põe as cartas na mesa
Quando acaba a paixão, no peito a solidão não tem ninguém que segura
Temos que ter consciência pois viver de aparência é loucura